Espiritualismo e materialismo-LE

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Espiritualismo e materialismo

O Espiritismo é a mais formidável antagonista do materialismo, portanto, não é surpreendente que ele materialistas para os adversários, mas como o materialismo é uma doutrina que mal se atreve a admitir (evidência de que aqueles que professam não se sentem muito forte, e são dominados por sua consciência), eles se cobrem com o manto da razão e da ciência, e, por estranho que pareça, os mais céticos até mesmo falar o nome da religião, elas sabem e não entendem melhor do que o espiritismo.

Seu foco é na maior parte maravilhosa e eles não admitem o sobrenatural, mas eles acreditam em espiritismo é baseado na maravilhosa, só pode ser uma suposição ridícula. Elas não refletem que, por, sem limitação, o julgamento do maravilhoso eo sobrenatural, eles fazem isso de religião, porque a religião é baseada na revelação e milagres, mas o que é o revelação, a comunicação se não for extra-humanos? Todos os escritores sagrados, de Moisés, falou sobre esses tipos de comunicações. E se os milagres e sobrenaturais por excelência maravilhosa fatos, uma vez que é no sentido litúrgico, exceções às leis da natureza? Assim, rejeitando o maravilhoso eo sobrenatural, rejeitam as próprias bases da religião. Mas não é neste ponto de vista que devemos olhar para ele.

O espiritismo não tem que considerar se ou não milagres, isto é, se Deus poderia, em alguns casos, dispensar as leis eternas que regem o universo, e deixa, a este respeito, liberdade de crença, disse ele, e isso prova que os fenômenos em que se baseia têm a aparência do sobrenatural, e estes fenômenos são como os olhos de algumas pessoas porque elas são incomuns e fora da fatos conhecidos, mas eles não são mais sobrenaturais do que todos os fenômenos que a ciência agora oferece a solução, e que parecia maravilhoso em outra época. Todos os fenômenos espirituais, sem exceção, são conseqüência de leis gerais, que nós revelam um dos poderes da natureza, poder desconhecido, ou melhor, incompreendido até agora, mas que a observação mostra-se na ordem das coisas. O espiritismo é baseado menos no maravilhoso eo sobrenatural que a própria religião, aqueles que atacam a este respeito, por isso não é connaissont eles fazem, e eles eram os homens mais instruídos, que dizer-lhes: Se a sua ciência, que lhe ensinou muito, você ainda não aprendeu que o campo da natureza é infinita, você é apenas metade aprendeu.Você quer, você diz, o seu século de cura uma mania que ameaça dominar o mundo. Você prefere o mundo foi invadido pela descrença de que você está tentando se espalhar? Não é a ausência de qualquer crença de que devemos atribuir o afrouxamento dos laços familiares e na maioria das desordens que minam a sociedade? Ao demonstrar a existência ea imortalidade da alma, o espiritismo reaviva a fé no futuro, é a coragem inclinando-se, suportar com resignação que as vicissitudes da vida, se você ousar chamá-lo mal? Duas doutrinas estão presentes: um que nega o futuro, o outro proclama e prova, uma que nada explica, a outra que explica tudo e, mesmo que seja pela razão , a pena é de egoísmo, o outro fornece uma base para a caridade, justiça e amor de seus companheiros, o primeiro somente mostra o presente e espero que todos destruídos, e segundo console mostra a abrangência do futuro, qual é a mais perniciosa?

Santo Agostinho

Fonte: Allan Kardec (O Livro dos Espíritos, Conclusão)

Original

Le Spiritisme et le Matérialisme

Le spiritisme est l’antagoniste le plus redoutable du matérialisme ; il n’est donc pas étonnant qu’il ait les matérialistes pour adversaires ; mais comme le matérialisme est une doctrine que l’on ose à peine avouer (preuve que ceux qui la professent ne se croient pas bien forts, et qu’ils sont dominés par leur conscience), ils se couvrent du manteau de la raison et de la science ; et, chose bizarre, les plus sceptiques parlent même au nom de la religion qu’ils ne connaissent et ne comprennent pas mieux que le spiritisme.

Leur point de mire est surtout le merveilleux et le surnaturel qu’ils n’admettent pas ; or, selon eux, le spiritisme étant fondé sur le merveilleux, ne peut être qu’une supposition ridicule. Ils ne réfléchissent pas qu’en faisant, sans restriction, le procès du merveilleux et du surnaturel, ils font celui de la religion ; en effet, la religion est fondée sur la révélation et les miracles ; or, qu’est-ce que la révélation, sinon des communications extra-humaines ? Tous les auteurs sacrés, depuis Moïse, ont parlé de ces sortes de communications. Qu’est-ce que les miracles sinon des faits merveilleux et surnaturels par excellence, puisque ce sont, dans le sens liturgique, des dérogations aux lois de la nature ? Donc, en rejetant le merveilleux et le surnaturel, ils rejettent les bases mêmes de la religion. Mais ce n’est pas à ce point de vue que nous devons envisager la chose.

Le spiritisme n’a pas à examiner s’il y a ou non des miracles, c’est-à-dire si Dieu a pu, dans certains cas, déroger aux lois éternelles qui régissent l’univers ; il laisse, à cet égard, toute liberté de croyance ; il dit et il prouve que les phénomènes sur lesquels il s’appuie n’ont de surnaturel que l’apparence ; ces phénomènes ne sont tels aux yeux de certaines gens que parce qu’ils sont insolites et en dehors des faits connus ; mais ils ne sont pas plus surnaturels que tous les phénomènes dont la science donne aujourd’hui la solution, et qui paraissaient merveilleux à une autre époque.Tous les phénomènes spirites, sans exception, sont la conséquence de lois générales ; ils nous révèlent une des puissances de la nature, puissance inconnue, ou pour mieux dire incomprise jusqu’ici, mais que l’observation démontre être dans l’ordre des choses. Le spiritisme repose donc moins sur le merveilleux et le surnaturel que la religion elle-même ; ceux qui l’attaquent sous ce rapport, c’est donc qu’ils ne le connaissont pas, et fussent-ils les hommes les plus savants, nous leur dirons : si votre science, qui vous a appris tant de choses, ne vous a pas appris que le domaine de la nature est infini, vous n’êtes savants qu’à demi.
Vous voulez, dites-vous, guérir votre siècle d’une manie qui menace d’envahir le monde. Aimeriez-vous mieux que le monde fût envahi par l’incrédulité que vous cherchez à propager ? N’est-ce pas à l’absence de toute croyance qu’il faut attribuer le relâchement des liens de famille et la plupart des désordres qui minent la société ? En démontrant l’existence et l’immortalité de l’âme, le spiritisme ranime la foi en l’avenir, relève les courages abattus, fait supporter avec résignation les vicissitudes de la vie ; oseriez-vous appeler cela un mal ? Deux doctrines sont en présence : l’une qui nie l’avenir, l’autre qui le proclame et le prouve ; l’une qui n’explique rien, l’autre qui explique tout et par cela même s’adresse à la raison ; l’une est la sanction de l’égoïsme, l’autre donne une base à la justice, à la charité et à l’amour de ses semblables ; la première ne montre que le présent et anéantit toute espérance, la seconde console et montre le vaste champ de l’avenir ; quelle est la plus pernicieuse ?

Saint Augustin

Source: Allan Kardec (Le livres des Esprits, Conclusion)

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